Artigos...

wallpaper wallpaper wallpaper wallpaper wallpaper

quinta-feira, 8 de abril de 2010

0 É Deus que Opera em Você - L. T. Van Horn


A definição de fé de Calvino encontra-se em suas Institutas (III, 2.7): "Possuiremos uma definição correta de fé se a chamarmos de um conhecimento firme e certo da benevolência de Deus a nosso favor, fundamentada sobre a verdade da promessa dada gratuitamente em Cristo, tanto revelada a nossa mente como selada sobre nosso coração mediante o Espírito Santo". Os Padrões Presbiterianos estão em completa harmonia com o ensino contido na declaração de Calvino; e nossa pergunta e resposta do catecismo estabelece a base para o ensino nesta pergunta e outras perguntas que vêm a seguir.

Nosso título, "É Deus que Opera em Você" é um ensino muito necessário no dia de hoje. Há muita pregação e ensino hoje que contradiz o ensino bíblico de dependermos total e completamente de Deus para a conversão. É verdade que em meio à experiência da conversão é difícil, por vezes, que o homem entenda o relacionamento. Mas o escritor deste hino expressou-o bem ao dizer:

Busquei a Deus, e depois percebi
Que ele, ao me buscar, moveu-me a buscá-lo,
Não fui eu que te encontrei, ó Salvador amado;
Não, eu fui o encontrado teu, já vi.

Poucas pessoas em igrejas reformadas hoje teriam dúvidas de que foi Deus quem trabalhou nelas quando ele as atraiu pela graça regeneradora irresistível do Espírito Santo. Ainda assim, muitos deles não vivem como cristãos de maneira tal a provar a um mundo moribundo que o mesmo Deus Onipotente e Soberano está entronizado e que reconhecem sua soberania. A Escritura ensina: "Porque todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas, quanto a nós, andaremos em o nome do Senhor, nosso Deus, para todo o sempre" (Mq 4.5). É nossa responsabilidade andar em verda¬deira piedade. Nossa fé não deve depender das pressões de nossos semelhantes ou do que eles poderão pensar de nós, mas nossa fé precisa ter a constância do Deus Onipotente. Ou, em outras palavras, por nossa fé ter a constância do Deus Onipotente, podemos ter certeza de que nada nos poderá desviar da rota que conduz ao céu.

Calvino certa vez orou assim: "... que possamos aprender a elevar os olhos e a mente e todos os nossos pensamentos a teu grande poder, pelo qual tu vivificas os mortos, e fazes surgir do nada coisas que não são, para que, embora sejamos expostos à ruína todos os dias, nossa alma possa sempre aspirar à eterna salvação". Lembre-se: "E Deus Que Opera em Você!"

Pergunta 30. Como o Espírito aplica em nós a redenção comprada por Cristo?

Resposta: O Espírito aplica a nós a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocação eficaz.
Referências Bíblicas: Ef 2.8; Jo 15.5; ICo 6.17; ICo 1.9; lPe 5.10.

Perguntas:

1.         Como o Espírito nos aplica essa redenção?
Essa redenção é posta sobre a alma pelo Espírito. Ela nos une a Jesus Cristo, nos "liga" a ele, nos faz "um" com ele. E um ato de Deus

2.         Como é possível sermos unidos a Cristo quando ele está no céu e nós aqui na terra? E possível porque a pessoa de Cristo está em toda parte. Mt 28.20.

3.         Na união entre Cristo e o cristão há uma união mútua?
E uma união mútua mas começa primeiramente da parte de Cristo. A Bíblia ensina que "Porei em vós o meu Espírito" (Ez 37.14).

4.         O que acontece quando essa aplicação ocorre na alma?
Quando essa aplicação ocorre na alma, a alma crê, passando do estado morto ao estado vivo.

5.         E possível que essa união seja dissolvida?
Não, é impossível que essa união seja dissolvida porque ela contém em si a perseve¬rança de Deus.

6.         Essa fé que ocorre vem de nós mesmos ou de Deus?
Pode-se dizer que a fé é nossa ação mas é dom de Deus e obra do seu Espírito. Um bom versículo a esse respeito é Cl 2.12: "Fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos".

7.         A que a Bíblia compara essa união?
A Bíblia compara essa união à união entre esposo e esposa; cabeça e membros; raiz e ramos; alicerce e superestrutura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum

Sponsors

banner3

  © 2009 O CALVINISMO

Back to TOP